房子,库尼亚,巴西- 设计师:Arquipélago Arquitetos
- 面积:140 .0m²
- 年份:2019
- 摄影:Federico Cairoli
- 供应商:Rothoblaas, Mato Dentro, Soludimper
- 负责建筑师:Luís Tavares, Marinho Velloso
- 咨询与执行:Fernando Minto, Pablo de las Cuevas e Domitila
- 城市:Cunha
- 国家:巴西
- 设计师描述 | Designer description:A casa está localizada no sertão de Cunha, interior de São Paulo, em uma região serrana conhecida tradicionalmente pela cultura em cerâmica. O partido da casa provém de sua implantação no alto do morro da paisagem, buscando as melhores vistas de todo o oblíquo terreno e da Serra, ao fundo. Para proteger a casa dos ventos frios, foi feito um corte de 1 metro de terra, a fim de semienterrá-la, até a altura das bancadas das áreas de serviços. Desse corte surgiu todo recurso construtivo para a execução das paredes da casa:a terra.
- As paredes principais da casa são feitas em taipa, tecnologia antiga revisitada de forma contemporânea:foi proposto um sistema de fôrmas autêntico que evitasse perfurações com cabodás e desenvolvesse um canteiro de obras mais eficiente, de maneira que seus componentes modulados pudessem ser desmontados e remontados com facilidade.
- Essa técnica construtiva nos proporcionou encontros interdisciplinares:física, química, geologia e geografia ampliaram o entendimento sobre a paisagem onde propusemos a casa.
- Todas as características de dureza, inércia térmica, cor, brilho, tatilidade, são fatores decorrentes das características físicas e químicas daquele solo específico. O restante das paredes é feito com tijolos cor palha, terra queimada, por uma olaria local que retira barro rico em alumínio das regiões de várzea de um riacho.
- A casa possui quartos voltados para norte e uma sala a noroeste buscando esquentar seus ambientes de permanência no inverno rigoroso. Há na sala uma lareira e um fogão a lenha, também feitos em taipa e, ligado à varanda, no chão, um grande espaço circular para uma fogueira, feito em tijolos.
- A estrutura da cobertura é uma grelha em madeira, compondo junto com o piso dois grandes planos horizontais em madeira que se distinguem dos planos verticais em terra. Buscou-se que o fato original dessa construção em um sítio isolado, selvagem, fosse um sinal máximo da chegada presença humana na paisagem:linhas retas marcando a topografia suave.
|