Infraestrutura, São Paulo, Brasil- 设计师:Boldarini Arquitetos Associados
- 面积:283000 .0m²
- 年份:2018
- 摄影:Marcos Boldarini
- 建造商:De Lazzari MU, Montinox, Neorex, Petrofontes, Tecnowatt Iluminação
- Autores:Marcos Boldarini, Lucas Nobre
- Equipe:Flavia G. Cavalcante, Juliana J. Pedroso de Melo, Larissa Reolon, Marcia Trento, Marta Abril, Renata Serio, Rodrigo Garcia e Patrícia Tsunoushi – Arquitetos. Aline Costa, Priscila Anderson
- Colaboração Projeto Básico:Conde Doria Arquitetos
- Realização E Coordenação:Estância Balneária de Ilha Comprida – Prefeitura Municipal
- 景观设计:CAP – Consultoria Ambiental Paisagística
- Drenagem Pluvial:Linear Engenharia e Tecnologia
- Estruturas E Fundações:Engº Wagner Garcia
- Instalações Elétricas:DMA Engenharia
- Instalações Hidraúlicas:HPROJ Engenharia
- 灯光:Tecnowatt Iluminação
- Modelo Eletrônico:Luiz Marino
- Consultoria Infraestrutura:Pezzi Consultoria
- Consultoria Dinâmica Costeira No Boqueirão Norte:Mariângela Oliveira de Barros
- Consultoria Levantamento Florístico Em áreas De Dunas Remanescentes:Pablo Garcia Carrasco
- Execução Das Obras:BLK Construção e Empreendimentos
- Cidade:São Paulo
- País:Brasil
设计师描述 | Designer description:Ilha Comprida ocupa uma estreita faixa de areia com aproximadamente 72 km de extensão por 3 km de largura e apresenta a peculiaridade de ter 100% de seu território incluído em APA. Sendo assim, o projeto de requalificação de sua orla marítima busca a organização e a dinamização das atividades beira-mar, com objetivos que vão além dessa frente marítima e do turismo de veraneio. Como o município tem o importante papel ambiental de funcionar como um quebra-mar, protegendo a porção continental das influências de ventos e mares, é fundamental preservar suas dunas, responsáveis por receber os ventos e proteger a porção imediatamente posterior do efeito desses agentes costeiros.
O projeto de requalificação da orla de Ilha Comprida configura-se, assim, como um projeto piloto de transformação desta frente marítima. Lança mão de estratégias de que contemplam as condições naturais e as necessidades de moradores e visitantes, provendo estruturas que interferem positivamente na dinâmica de fluxos naturais, ao mesmo tempo que orientam o uso e a visitação neste espaço que é público por excelência.
O parcelamento do solo na região central do município caracteriza-se por uma malha ortogonal com quadras de 50 m de largura, configurando uma série de vias perpendiculares à praia que conduzem à Av. Beira-Mar um alto número de usuários, onde os serviços, voltados principalmente para o turismo de verão, se posicionam de forma desorganizada criando uma série de conflitos pedestres – veículos – ciclistas – vendedores – quiosques – estruturas temporárias, além dos conflitos ambientais já citados.
O projeto parte da ordenação desses usos beira-mar a partir dos pontos de parada do transporte público, tomado como elemento mediador entre a praia – ambiente natural – e a ocupação urbana – ambiente construído. Pretende-se uma transformação urbana a partir da questão pública do transporte coletivo, o que permite uma apropriação verdadeiramente democrática do espaço desenhado.
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