Showroom, Interiores Comerciais, Funchal, Portugal- 设计师:RH+ Arquitectos
- 面积:154 .0m²
- 年份:2019
- 摄影:João Morgado
- 建造商:Hansgrohe, Agape, Cielo, Florim, Techlam by Levantina
- Arquitetos Responsáveis:Roberto Castro, Hugo Gil Jesus
- 合作者:André Figueira, José Gil Gama
- 客户:Balneum Design
- Cidade:Funchal
- País:Portugal
- 设计师描述 | Designer description:Os showrooms são espaços de exposição com características muito particulares. Se os espaços de exposição devem ser o mais neutros possível para que as peças de arte se destaquem, nos showrooms de carácter permanente, como são as áreas comerciais, é importante existir um compromisso entre neutralidade e a criação de um cenário próximo do quotidiano, convidativo e acolhedor para os clientes, em que os produtos sejam mostrados como que aplicados num ambiente real.
- Estas características espaciais foram conseguidas através da escolha dos materiais e cores. O invólucro da loja, o que limita o espaço bem como os necessários equipamentos técnicos, foram tratados como um espaço vazio, uma caixa pintada de preto, com o intuito de os tornar menos presentes, como se desaparecessem. Os planos e volumes executados em madeira de tons claros, que se desenvolvem a partir do chão e dobram para o teto, destacam-se e definem diferentes espaços de trabalho, áreas de exposição, superfícies para fixar produtos e integração do sistema de iluminação.
- O espaço foi organizado segundo três linhas funcionais:na primeira linha localiza-se a montra, que funciona como mostruário tanto para o interior como para o exterior, maximizando-se assim a sua funcionalidade; a linha central é composta por bancadas de trabalho, armazenamento e prateleiras de exposição, integradas em peças de mobiliário desenhadas para este projeto e com esse objetivo. Estas peças são os elementos chave para a organização das diferentes áreas da loja e determinam a forma de se circular na mesma; a última linha é onde estão organizados os espaços mais reservados, como a área de trabalho, instalação sanitária, zona de armazenamento e sala de reuniões.
- A loja desenvolve-se em dois níveis, unificados visualmente pela escolha do revestimento do pavimento, que são peças cerâmicas de tom claro e de grandes dimensões. Num terceiro nível, tirando partido do pé-direito da loja, como que num mezanino, desenvolve-se a zona de escritório.
- A sala de reuniões foi uma área da loja tratada com especial cuidado, por ser como que o seu rosto, e, portanto, um requisito particular do cliente. Trata-se de um espaço mais privado que, sem se desligar completamente do restante ambiente da loja, foi equipado para permitir a visualização dos projetos a equipar, a realização de apresentações a clientes, receção de fornecedores, e ser o espaço específico para a realização das negociações inerentes a este tipo de mercado. A madeira continua presente, mas foi utilizada de maneira diferente, com a definição de uma estante que ocupa a totalidade de uma das paredes, e um ripado que reveste a parede de maior dimensão, dando profundidade ao espaço. Desenhada especificamente para este projeto a mesa da sala de reuniões é o elemento central desta área, que permite assim mostrar outras potencialidades de utilização dos materiais vendidos na loja.
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