Penthouse, Verona, Itália- 设计师:Bricolo Falsarella
- 年份:2019
- 建造商:Fantini, RA, Serge Mouille, XERA
- 负责建筑师:Filippo Bricolo
- 设计团队:Francesca Falsarella, Elisa Bettinazzi, Nicolò Garonzi
- 业主:Privado
- Colaboradores :Forme di Luce
- 设计师描述 | Designer description:Em nossos projetos, recuperar um espaço ou um edifício significa sempre encontrar na estrutura preexistente os estímulos para um novo começo. Não é uma tarefa fácil. É preciso olhar para além das aparências. É preciso inspecionar e remover camadas. Às vezes, é preciso fazer isso fisicamente. Este foi o caso da restauração da cobertura de Verona no centro histórico da cidade.
- Primeiro retiramos todos os rebocos. Estávamos procurando por algo verdadeiro, algo forte. Estávamos olhando para o passado a fim de encontrar alguns vestígios para o futuro e, de fato, os encontramos. Ao remover os rebocos, uma bela alvenaria reapareceu. Só de olhar para a pedra, podíamos dizer que não foi feita para ser deixada à vista. Era imperfeita, inexata mas, por isso mesmo, autêntica, esculpida pela expressividade humilde e elegante do simples quando verdadeiro (e não o infeliz resultado de narrativas desalinhadas).
- No espaço liberto, a força brutal da construção em pedra levou-nos a radicalizar a tradução arquitetônica do programa funcional. Não construímos novas paredes dentro do espaço estruturado pela alvenaria. Em vez disso, compartimentalizamos o programa funcional dentro de novos dispositivos semelhantes a enxertos. Assim, as paredes originais entravam em intenso diálogo com os novos elementos, trabalhados com materiais altamente autênticos e capazes de se envolver com a aspereza poética da pedra.
- Uma boiserie em madeira (quase sem coloração e carbonizada) atravessa os espaços da entrada para baixo da sala e desliza para constituir uma lateral do quarto. No seu interior encontramos o lavabo, a lavandaria e os roupeiros dos quartos. A superfície é ininterrupta e as aberturas, de outra forma indiscerníveis, são marcadas apenas por algumas estruturas de nosso próprio projeto.
- O banheiro do quarto hóspedes está inscrito em um volume de chapa preta metálica tratada com cera de polir sapatos. O volume apresenta estratagemas diferentes:em direção à cama, uma grande abertura é ambiguamente dividida por um espelho e um vidro polarizado, que pode dificultar ou oferecer uma visão voyeurística do banheiro. Em direção ao quarto, um controle remoto permite que um aparelho de TV oculto entre a estante apareça. Por fim, a porta é escondida por um espelho que torna o movimento entre o volume e a moldura ainda mais enigmático. A parede de entrada da sala é marcada pela presença icônica de dois círculos levemente sobrepostos. Eles foram feitos com diferentes metais (latão e ferro envelhecido). Este dispositivo também visa ocultar a TV. Na operação manual, de fato, um mecanismo deslizante traz a sua tela à vista.
- Outros elementos são caracterizados por uma tendência semelhante de romper narrativamente com abordagens e reinterpretações comuns no projeto arquitetônico:um portão de ferro estrutura a parede posterior da sala e contém uma cozinha com acabamentos em metal polido. Os forros falsos das partes rebaixadas são feitos em placas de ferro natural preto. Móveis personalizados (mesas, cubas, camas) são desenvolvidos a partir de perfis metálicos industriais com juntas visíveis.
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